Comunidade Quilombola Paus Altos

Festas Juninas

As festas juninas são realizadas em homenagem a três santos católicos: Santo Antonio, São João e São Pedro.

Festa de Santo Antonio (12 e 13 de junho)

Santo Antonio é o padroeiro das solteiras e das moças difíceis de casar. Então elas devem pedir ajuda ao santo para consegui um bom marido. Caso o pedido não seja atendido, são tomadas imediatamente duas providências: primeiro, a moça rouba o filho do santo, e só devolve o pequenino quando Santo Antonio conseguir um marido para trocar por seu filho. Caso o pleito não seja atendido, o caso é enterrar a imagem do santo de cabeça para baixo no fundo da casa até que o casamento aconteça. Se nenhuma dessas providências resolver, o caso está realmente perdido.

No dia da festa de Santo Antonio, todas as pessoas que se chamam Antonio ou Antonia tem a obrigação de acender uma fogueira em frente à casa em homenagem ao santo.

Festa de São João (23 e 24 de junho)

A festa de São João é realizada em comemoração ao aniversário do Santo, segundo relatos dos mais velhos, São João passa o seu aniversário dormindo e se ele acordar na noite da festa, o mundo acaba de fogo, devido a grande alegria que ele sentiria em ver o festejo em sua homenagem.

A festa de São João também é um momento de comemorar com os amigos e vizinhos, a colheita da plantação feita em março no dia de São José, padroeiro dos agricultores e responsável em mandar chuva para a lavoura. A festa é animada com muito forró, comidas típicas da região e muito licor das diversas frutas e ervas da comunidade.

A população mais jovem, ao longo dos anos vem perdendo a tradição de festejar o São João típico da comunidade, devido a grande invasão das festas eletrônicas nos centros urbanos. Daí a preocupação da Ascortapa em desenvolver ações voltadas para a valorização dessas tradições.

Festa de São Pedro (28 e 29 de junho)

As festas juninas finalizam com a festa de São Pedro, o padroeiro das viúvas. Segundo o costume, toda viúva deve acender uma fogueira para São Pedro em busca de proteção. Neste dia também as pessoas que se chamam Pedro devem acender a fogueira para o Santo. Segundo a tradição é responsabilidade das viúvas prepararem as comidas e bebidas para a festa do santo.



Veja também:


Quem somos Receitas tradicionais Fotos da comunidade Festas locais
Receba Novidades Via
email Email rss Rss
DoDesign-s Design & Marketing

Acessar