Comunidade Quilombola Paus Altos

9/11/2010

Paus Altos e Gavião são certificadas como Comunidades Quilombolas

por

A Comunidade de Paus Altos, juntamente com a comunidade de Gavião/Cavaco, recebeu da FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES – FCP através da portaria nº 82, de 30 de junho de 2010, a certificação de comunidade remanescente de quilombo. A certificação está registrada no Livro de Cadastro Geral n.º 12, Registro n. 1.309 fl. 124.

A certificação foi dada pela FCP, tendo como principal critério as declarações de Autodefinição e relato histórico da comunidade. Por isso a comunidade teve primeiramente que, através de várias reuniões, pesquisas e rodadas de conversas, a seguir, se autodefinem como remanescentes de quilombo.

Segundo estudos realizados pelo presidente da Associação Comunitária de Paus Altos, o geógrafo Ozeias Santos, ambas as comunidades passam por problemas estruturais, que em sua maioria são provenientes do histórico de exploração e abandono que remontam desde o período da escravidão. A estrutura fundiária do município e conseqüentemente das comunidades em questão, se apresenta como o principal entrave para o desenvolvimento das mesmas, pois os agricultores que sobrevivem da agricultura familiar de subsistência, não têm as mínimas condições de sobreviverem de maneira digna, trabalhando em micro minifúndios em sua maioria empobrecidos, pedregosos e que não ultrapassam a faixa de 02 ha.

A certificação das comunidades foi apenas o primeiro passo, a luta agora é solicitar da Fundação Palmares e do INCRA, a demarcação e titulação das terras pertencente aos quilombolas por direito.


Quem somos Receitas tradicionais Fotos da comunidade Festas locais
Receba Novidades Via
email Email rss Rss
DoDesign-s Design & Marketing

Acessar