A parceria da Comunidade de Paus Altos com a CESE começou em 2006 com o Projeto de Estruturação Produtivas do Grupo 7 Damas. Em 2009, a comunidade participou do Programa CESE Produção Comunitária e Renda, realizado pela CESE com o apoio da Aliança ICCO, por meio deste programa foram realizadas várias atividades na comunidade, dentre elas a elaboração de um estudo de viabilidade econômica que definiu um plano de capacitação. A ASCORTAPA recebeu apoio para atividades de intercâmbios e capacitação para o desenvolvimento dos trabalhos na Unidade de Beneficiamento de Mel. Além disso, a CESE apóia a comunidade na elaboração do layout e design das marcas e do site.
Em parceria com a Cooperação Técnica Alemã – GTZ e intermédio da Empresa Bahiana de Desenvolvimento AgrÃÂcola – EBDA, a Associação de Paus Altos implantou o Projeto Jovens Apicultores que beneficiou 25 jovens rurais da comunidade. Com a contribuição financeira da GTZ no montante de R$ 16.000,00 reais, foram adquiridas 36 colméias, indumentárias e equipamentos básicos para a iniciação da atividade apÃÂcola na comunidade.
A parceira de Paus Altos com a Cáritas Brasileira iniciou pelo Regional Nordeste 3 em 2003 através do Programa de Convivência com o Semi-árido, através deste programa foram construÃÂdas 35 cisternas de captação de água da chuva. Ao longo dos sete anos de parceria, foram desenvolvidas outras atividades, dentre elas as articulações e processo de formação da juventude através do Programa Infância, Adolescência e Juventude – PIAJ. A Cáritas também atuou junto ao SERPRO na parceria para a implantação do Telecentro Rural na comunidade de Paus Altos.
O Instituto Sol é uma instituição do grupo Sol embalagens que atuou na comunidade juntamente com a Cáritas Brasileira no Projeto de construção de cisterna de captação de água da chuva através do Programa de Convivência com o Semi-árido. A comunidade também foi beneficiada pelo Instituto Sol com 04 bolsas de estudo, com incentivo financeiro para estudantes do ensino superior residentes no municÃÂpio de Antonio Cardoso.
A parceria com a Prefeitura Municipal de Antonio Cardoso acontece principalmente através da Secretaria Municipal de Agricultura com a promoção do acesso a alguns programas voltados para as comunidades rurais. A partir de 2009, a comunidade passou a fornecer produtos dos grupos produtivos para a Prefeitura, os quais atualmente fazem parte do cardápio da alimentação escolar.
Coma o apoio da SERPRO através da doação de 6 computadores, foi implantado um Telecentro rural na comunidade, possibilitando o acesso a internet e curso básico de informática.
O Telecentro rural foi inaugurado em setembro de 2009, com o objetivo de promover a inclusão digital da população, principalmente da juventude que mais necessita deste serviço.
O Sebrae atua na comunidade há 08 anos numa parceria que teve inicio com a fundação da Ascortapa em 2002. Por meio do Programa Comunidade Empreendedora foram realizados diversos cursos de associativismo, cooperativismos, gestão de negócios, apicultura, doces dentre outros. Além disso, a comunidade participou de diversos eventos e caravanas para trocas de experiências e divulgação dos trabalhos desenvolvidos. Um dos grandes destaques dessa parceria foi a realização da Rodada Social de Negócio.
A Embrapa iniciou sua atuação na comunidade com a capacitação e acompanhamento do Grupo de produtores de Mandioca, orientando na análise e conservação do solo, técnicas de plantio e aproveitamento da mandioca. Além disso, a Embrapa juntamente com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, também fornecem mudas de árvores frutÃÂferas e plantas nativas da região para que a comunidade realize ações de recuperação da caatinga.
O Governo do Estado da Bahia atua diretamente na comunidade de Paus Altos através da Companhia de desenvolvimento e Ação Regional – CAR, Superintendência da Agricultura Familiar – SUAF e Empresa Bahiana de Desenvolvimento AgrÃÂcola – EBDA. Através da parceria com a CAR e SUAF está sendo construÃÂda na comunidade a Unidade de Beneficiamento de Mel que dará suporte aos apicultores do municÃÂpio, além disso, também foram distribuÃÂdos 30 kits de apicultura. A EBDA atua freqüentemente na comunidade através de acompanhamento técnico, cursos de capacitação e visitas de intercâmbios com outros grupos produtivos.