Comunidade Quilombola Paus Altos

Notícias da comunidade

16/07/2021

Vestibular da Educação do Campo UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB abriu inscrições para o processo seletivo especial dos cursos de graduação na educação do campo em regime de alternância, as inscrições estão abertas e vai até o dia 16 de agosto, são totalmente gratuita e serão realizado somente online através do endereço eletrônico www.ufrb.edu.br/prosel/.

São 190 vagas distribuídas em dois centros, CFP e CETENS para os cursos de educação com campo: Licenciaturas com a habilitação em matemática, com habilitação em ciências da natureza, habilitação em ciências agrarias e tecnólogo em alimentos .

Aplicação da prova será dia 28 de agosto, digital, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA da UFRB), terá início às 13 hora e terá duração de 5 horas. O resultado da 1° chamada será divulgado em www.ufrb.edu.br/prosel. no dia 10 de setembro e a pré-matrícula acontecem dia 17 a 21 de setembro.

Baixe o edital


17/09/2013

ASCORTAPA realiza Diagnóstico Rápido Participativo do Projeto Jovens Apicultores

SAM_2962

A Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos – ASCORTAPA, realizou no último dia 08 de setembro, um encontro com os apicultores do Projeto Jovens Apicultores para elaboração do Diagnóstico Rápido Participativo – DRP da atividade. O objetivo da atividade foi levantar os principais problemas enfrentados pelos apicultores, bem como as soluções para eliminá-los ou diminuir seus impactos no empreendimento.  Estiveram presente na atividade 25 apicultores dos 43 que integram o projeto.  O Diagnóstico foi apresentado, pelo apicultor Ozeias Santos no II Curso de Elaboração de Projeto e Captação de Recursos com ênfase em beneficiamento e Comercialização, que acontecerá em Brasília entre os dias 15 e 18 de setembro de 2013.

Equipe de comunicação.


3/12/2010

Aviso Urgente

A Diretoria da Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos resolve adiar a festa em comemoração pelo 8º ano de aniversário da mesma. A decisão foi tomada devido ao agravamento do estado de saúde da irmã de dois membros da Diretoria da ASCORTAPA. A irmã de Manoel Brito (Reizinho) e Odair José (Dida) estava internada já há alguns dias, no entanto, recebemos hoje a triste noticia do seu falecimento. Maria das Dores conhecida na comunidade como “Dôdore” é filha da parteira e rezadeira Dona Diú, a comunidade se solidariza com a família. Sendo a ASCORTAPA uma grande família da comunidade de PAUS ALTOS, a Diretoria decide adiar a comemoração para outro momento oportuno, onde todos possam comemorar com alegria e tranqüilidade esse momento de conquistas.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.

Antonio Cardoso, 03 de dezembro de 2010.

Ozeias de Almeida Santos
Presidente da ASCORTAPA


30/11/2010

8º Aniversário da Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos

Convidamos todos para o 8º Aniversário da Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos

Programação

04/12/2010
16:00 – Assembléia Especial em comemoração pelo 8º aniversário da Ascortapa: apresentação das ações desenvolvidas no período
17:30 – Aniversário da Ascortapa: confraternização
18:30 – Apresentação Teatral: Grupo Liutria
Espetáculo: Umburanas na Barca do Inferno
20:00 – Leilão de Pequenas Prendas em prol da comunidade
22:00 – Festa dançante:
Atrações: Um Toque de Amor & Jaylton dos Teclados

05/12/2010 – (Projeto Novembro Negro no Terreiro de Quilombo)
09:00 – Roda de Capoeira
09:00 ás 12:00 – Amostra de Saúde
11:00 – “Um dedo de prosa” – O que representa o 20 de novembro para as comunidade quilombola de Antonio Cardoso?
14:00 – Gincana Cultural: Abertura do Caça ao Tesouro
15:30 – Apresentação Teatral: Grupo Liutria
Espetáculo: Umburanas na Barca do Inferno
16:00 – Samba de Roda
19:00 – Encerramento


13/11/2010

Novembro Negro no Terreiro de Quilombo

A Associação de Paus Altos em parceria com a comunidade Quilombola de Gavião, Associações locais e demais parceiros, desenvolve o Projeto Novembro Negro no Terreiro de Quilombo, em referência ao dia da consciência negra em 20 de novembro. A iniciativa visa promover atividades alusivas ao dia 20 de novembro, criando espaços voltados para a discussão, fortalecimento e valorização da cultura negra de raízes quilombolas em comunidades rurais do município de António Cardoso.

O projeto objetiva promover eventos e encontros que possibilitem a discussão e reflexão da situação histórica do negro, principalmente quilombola no município de Antonio Cardoso. As atividades aconteceram em 4 comunidades rurais, no período de 20 de novembro a 4 de dezembro de 2010. No dia 4 de dezembro acontecerá o evento de culminância do projeto com a participação de todas as comunidades envolvidas e parceiros do projeto.


Próxima página »

Quem somos Receitas tradicionais Fotos da comunidade Festas locais
Receba Novidades Via
email Email rss Rss
DoDesign-s Design & Marketing

Acessar