Comunidade Quilombola Paus Altos

Comunidade

11/10/2011

Ascortapa presente na I Conferência Municipal de Mulheres

No dia 07/09/2011 aconteceu na cidade de Antonio Cardoso a I Conferência de Política Publica para Mulher mobilizada pelo MOC – Movimento de Organização Comunitária e realizada pela a Secretaria de Ação Social em parceria com o STR, Ascortapa e outros movimentos da cidade.
Como resultado de uma boa participação, a Ascortapa conseguiu uma vaga de delegada que será representada pela coodernadora do grupo produtivo 7 DAMAS Lusinete Meneses.
As etapas das conferência territorial acontecerão no dia 20/10 em Feira de Santana com os territórios portal do Sertão, Bacia do Jacuipe e Sisal.
Izabel Santos (Presidente da Ascortapa) fala da importância das mulheres, negras e rurais. “Estamos debatendo as políticas afirmativas para mulher, pois durante muito tempo fomos excluídas de vários processo de discussão”.


12/05/2011

Comunidade realiza festa do Padroeiro São José Operário

No último dia 01 de maio de 2011, dia do trabalhador, a comunidade de Paus Altos realizou a festa do seu padroeiro “São José Operário”. As comemorações iniciaram no dia 28 com o tríduo em louvor a São José e finalizou com a Procissão e Missa Festiva no dia 01 de maio.

A comunidade tem São José Operário como padroeiro, por conta da história de trabalho e luta da população por melhorias na qualidade de vida. A festa de São José na comunidade não se restringe apenas as celebrações religiosas atuais, reúnem também ritos e costumes antigos, como os tradicionais benditos aos santos e a ladainha em latim cantados pelos rezadores da região.


3/03/2011

Comunidade faz mutirão solidário pra construção de moradia.

Em mais um ato de solidariedade e responsabilidade social, as Comunidades de Paus Altos e Santa Cruz realiza mutirão para construção de casa para desabrigados na comunidade. O mutirão que garantiu um teto para uma família de três pessoas, na comunidade de Santa Cruz, foi um ato de solidariedade organizado por um grupo de amigos da comunidade de Paus Altos (Ozeias, Jel, Rogério, Euzébio, Valdir, Tamborete, Betinho dentre outros), e com a especial participação dos pedreiros Getúlio (Tude), Pite, Dôgo e outros. Lourival (Fimole), Antonio Ferreira (Tonhe Ferreira) e Minininha moravam numa pequena casa de taipa que foi construída a mais de 20 anos, e com o tempo foi se deteriorando, até chegar ao ponto de cair e a família ficar totalmente desabrigada. Com o mutirão, a ajuda da comunidade e amigos, a família agora tem um lar. Agora a comunidade se empenha na luta para consegui a aposentadoria de um dos moradores, Antonio Ferreira da Conceição que apesar de ter quase 70 anos, segundo relatos de vizinhos e parentes não tem nenhum documento pessoal, os mesmos foram extraviados por conta do problema de alcoolismo. A comunidade abraçou mais essa luta e toda ajuda é necessária e bem vinda.

Veja algumas fotos: Clique para ler o texto completo »


Quem somos Receitas tradicionais Fotos da comunidade Festas locais
Receba Novidades Via
email Email rss Rss
DoDesign-s Design & Marketing

Acessar