Comunidade Quilombola Paus Altos

Geral

5/09/2017

OS APICULTORES DA COMUNIDADE DE PAUS ALTOS INICIAM A COLHEITA DE MEL

Apesar da forte e devastadora estiagem que assolou as comunidades rurais do município de Antônio Cardoso, os apicultores da Comunidade de Paus Altos iniciaram as primeiras colheitas de mel da safra de 2017. A expectativa é que a safra de 2017 ultrapasse a faixa de 1,5 toneladas até o final do ano. Segundo os apicultores da comunidade, mesmo com a seca prolongada, as abelhas estão conseguindo produzir. “Os prejuízos foram muitos! Perdemos muitos enxames e também muitas colmeias, mas estamos trabalhando para recuperar o prejuízo”, explica um dos apicultores da comunidade. Os apicultores têm muitas expectativas para o próximo ano, pois a Associação de Paus Altos está articulando várias parcerias de cooperação técnica e financeira para o fortalecimento da atividade apícola no município de Antônio Cardoso. A comunidade já recebeu sinal verde da Prefeitura Municipal de Antônio Cardoso e do Governo do estado da Bahia. Grandes parcerias estão por vir.


12/10/2012

Município de Antonio Cardoso elege quilombola para ocupar vaga na Câmara de Vereadores.

O município de Antonio Cardoso dá um grande exemplo de cidadania, elegeu neste último domingo um representante quilombola para ocupar uma das 9 (nove) vagas na Câmara Municipal de Vereadores do município. O vereador eleito com 338 votos foi Ozeias Santos, quilombola da comunidade de Paus Altos e tem uma grande trajetória no movimento popular do município. A candidatura, campanha e eleição de Ozeias tem um sabor especial pois foi uma construção coletiva, fruto do desejo de mais de 20 anos das comunidades de Paus Altos, Santa Cruz, Bananeiras e adjacências de terem um representante. “Agora temos que planejar o mandato e trabalhar de forma participativa, serei apenas o mandatário, é fundamental que as decisões sejam tomadas de forma coletiva, vamos inaugurar um novo jeito de fazer política no município de Antonio Cardoso”. Ozeias será empossado em janeiro de 2013 e as comunidades estão vibrando sua vitória.


20/03/2012

Associação de Paus Altos participa de Encontro de Avaliação da CESE

A presidenta da Associação Comunitária de Paus Altos, Izabel Pereira, juntamente com o ex-presidente e atual Assessor Técnico-Administrativo da entidade Ozeias Santos, participaram do Encontro de Avaliação 2011 da CESE. O encontro foi um espaço muito rico de troca de experiências e de convivência com diversos empreendimentos e assessorias da CESE.  O encontro aconteceu nos dias 19 e 20 de marca e teve como objetivo principal: avaliar contribuições, limites e desafios do Programa CESE Comunidade, Produção e Renda nas comunidades atendidas pelo programa, principalmente os Estudos de Viabilidade Econômica e Gestão de Empreendimentos. A ASCORTAPA há mais de 06 anos tem parceira com a CESE em diversos projetos com os três grupos produtivos da comunidade: Projeto 7 DAMAS, Mandiocultulra e Jovens Apicultores. Essa parceria tem contribuído muito para as comunidades, principalmente no que diz respeito ao empoderamento dos produtores e gestão democráticas dos empreendimentos
.


20/03/2012

Comunidade de Paus Altos participa de Audiência Pública sobre acesso a água.

Foi realizada no município de Antonio Cardoso no ultimo dia 09 de março pela União das Associações do Município de Antonio Cardoso – UAMAC, a 1ª Audiência Pública sobre acesso a água. O evento contou com a participação da CERB, Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado da Bahia, EMBASA, Prefeitura Municipal, MOC/ASA, Cáritas e várias Associações Comunitárias. O objetivo da Audiência foi apresentar as demandas das comunidades e discutir políticas e ações de acesso a água para consumo humano e dessedentarização animal. A Comunidade de Paus Altos esteve presente no evento com uma participação maciça da população que aproveitou a oportunidade para cobrar dos órgãos presentes providências sobre a falta de água na comunidade. No evento foi elaborada uma agenda municipal para encaminhar as demandas de acesso a água das comunidades.


13/01/2012

Em meio à estiagem: contraste entre as políticas públicas e usufruto da população.

Em meio à estiagem que assola as comunidades rurais do município de Antonio Cardoso – Bahia observa-se alguns contrastes entre as políticas públicas e o atendimento da população pelas mesmas. Na comunidade Quilombola de Paus Altos, enquanto aproximadamente 150 famílias sofrem com a estiagem 01 Poço Artesiano (figura 01) perfurado pela CERB desde 2007 até o momento não funciona. O poço encontra-se com água armazenada em volume suficiente para atender a demanda das famílias da comunidade, no entanto, até o momento a CERB não colocou para funcionar. É muito triste o descaso que os órgãos públicos têm com a população principalmente as populações rurais e quilombolas.


Próxima página »

Quem somos Receitas tradicionais Fotos da comunidade Festas locais
Receba Novidades Via
email Email rss Rss
DoDesign-s Design & Marketing

Acessar