Comunidade Quilombola Paus Altos

Geral

27/10/2021

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL

A Associação Rural Quilombola de Paus Altos, Santa Cruz e Adjacências – Arquipasça, torna público o edital Nº 01 /2021 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL, que tem como objetivo selecionar um pessoa física para prestação de serviços de Assessoramento Comunitário Rural no âmbito das ações desenvolvidas pelo Projeto Bahia Produtiva.

Dos Requisitos, Formação Técnica em Recursos Naturais (Técnico Agropecuário, Técnico em Agroecologia, etc…); Curso reconhecido pelo MEC; Domínio de Informática Avançada (World, Excel, Power Point); Possuir Carteira Nacional de Habilitação para Motocicleta – Categoria A*. Devem ser jovens entre 18 e 29 anos, residentes na comunidade ou no entorno, possuir afinidade com os eixos temáticos e ter facilidade com o trabalho em equipe. Essa afinidade deve ser comprovada por verificação de conhecimento a ser definida, antes do início do processo seletivo e regulamentada pela Coordenação do Programa.

As inscrições ocorrerão no período de 27/10/2021 a 03/11/2021, devendo o candidato entregar o envelope lacrado com todos os documentos na Sede da Associação, localizada no endereço: Povoado de Paus Altos, 305. Zona Rural. Antonio Cardoso – Bahia. CEP: 44.180-000. Os documentos também podem ser enviados por e-mail: pausaltos.quilombo@gmail.com. Os documentos enviados por e-mail deverão estar no formato PDF. Recebimento dos currículos: até às 14:00 horas do dia 03/11/2021. A o homologação do resultado final dos aprovados será divulgado no 10/11/2021 e no dia 16 a
Assinatura do Contrato.


27/10/2021

O Vereador Ozeias Santos parabenizar a Arquipasça pelos seus 19 anos de história.

Vereador Ozeias Santos do PT usou a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Antonio Cardoso para parabenizar a Associação Rural Quilombola de Paus Altos, Santa Cruz e Adjacências – Arquipasça pelos seus 19 anos de fundação e funcionamento.

Na oportunidade o vereador apresentou MOÇÃO DE APLAUSOS à Arquipasca pelos relevantes serviços prestados ao município de Antonio Cardoso. Ozeias que é sócio fundador da entidade e já foi presidente por duas oportunidades (2006-2008 e 2010-2012), destacou as lutas e conquistas da Associação ao longo da sua história. “Nesses 19 anos a nossa entidade trabalhou muito, tudo que conquistamos é fruto de muita luta e união” destacou o vereador Ozeias.

A Arquipasca agradece o carinho e respeito do vereador Ozeias Santos que representa nossas comunidades com muita dedicação e responsabilidade.


26/10/2021

A Associação Rural Quilombola de Paus Altos, Santa Cruz e Adjacências completa 19 anos de fundação nesta data (26 de outubro de 2021).

Fundada com o objetivo de defender os direitos das comunidades de Paus Altos, Santa Cruz e seu entorno, a Associação chega aos seus 19 anos com muita história e conquistas acumuladas. Ao longo desses 19 anos a entidade já conseguiu mobilizar quase 5 milhões de reais para investimento na comunidade e também fora dela. Nesse período foi captado aproximadamente 1 milhão de reais para implantação e fortalecimento de projeto de geração de trabalho e renda que beneficiam famílias das comunidades de Paus Altos, Santa Cruz, Tócos, Salgado, Orobó, Subaé e Mangabeira. A Associação de Paus Altos também coordenou grande projetos no município, como por exemplo o Programa 1 Milhão de Cisternas nos as de 2012 e 2013, programa do Governo Federal que levou água para todas as comunidades rurais do município de Antonio Cardoso.

Na área da educação, a Associação tem parceria com universidades e entidades de formação e assessoria técnica beneficiando jovens no ensino superior e também os produtores nas atividades da agricultura familiar.

A Associação Rural Quilombola de Paus Altos, Santa Cruz e Adjacências chega aos seus 19 anos com uma rede enorme de parcerias formada por entidades e órgão de atuação local, estadual, nacional e internacional.


19/08/2021

RESGATE DO CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS NOS QUINTAIS PRODUTIVOS DE MULHERES RURAIS

O trabalho dos estudantes Joiceane Almeida de Souza e Danilo Silva, com a orientação da professora Ana Paula Inacio Diório, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi apresentado no VI Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (VI SIEPE), que aconteceu no dia 7 e 8 de outubro de 2020 de forma online.

Resumo

Com a missão de fortalecer as ações na comunidade de Paus Altos/Antônio Cardoso-BA, os discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), oriundos dessa comunidade, junto da Associação Comunitária de Paus Altos e em função de seus projetos iniciaram um processo de intervenção. Essa proposta nasceu durante atividade do tempo comunidade cuja tarefa foi atualizar o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) realizado pelo grupo de discentes da comunidade da primeira turma da LEdoC de 2013. O DRP é uma metodologia participativa que foi aplicada na comunidade a partir das ações de um componente curricular do curso a partir de tempo comunidade desenvolvido através da Pedagogia da Alternância na LEdoC. Essa metodologia integrativa permite uma relação direta entre os espaços formais e não-formais e os tempos/espaços educativos, possibilitando o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Ao fazermos uma atualização na árvore do problema, um dos instrumentos de coleta de informações junto à comunidade, ainda se mantiveram os dois problemas centrais apresentados no ano de 2014 e 2017 que foram: a falta de água para consumo e produção e terra para moradia e plantio. A intervenção está atrelada as ações do projeto de extensão Mulheres de Fibra: formação em agroecologia para mulheres rurais do Estado da Bahia, uma parceria entre a UFRB e o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA) já em andamento na comunidade, com ações de implantação e cultivo de plantas medicinais em quintais agroecológicos organizados pelas mulheres dos grupos produtivos da comunidade. As mulheres beneficiárias do projeto identificaram: a importância do uso de plantas medicinais na vida da comunidade, a extinção de algumas espécies local e o abandono do cultivo. Uns dos motivos dessa problemática é a alta temperatura durante o verão e a
escassez de água, aliadas a perda dos costumes das mulheres mais jovens de cultivar as plantas medicinais. Tendo ciência dos benefícios do uso das plantas na vida das mulheres e da comunidade em geral, pretende-se junto a elas pensarmos estratégicas para recuperar e manter as espécies de plantas medicinais que foram perdidas na comunidade por meio dos saberes ancestrais das mulheres mais velhas e a formação de bancos vivos de mudas.


Palavras-chave: Mulheres Rurais, Quintais Produtivos, Plantas Medicinais
Eixo Temático: Educação


Agradecimentos: Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA)

Para mais informações acesse o site do seminário www.ufrb.edu.br/cetens/vi-siepe


16/07/2021

Vestibular da Educação do Campo UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB abriu inscrições para o processo seletivo especial dos cursos de graduação na educação do campo em regime de alternância, as inscrições estão abertas e vai até o dia 16 de agosto, são totalmente gratuita e serão realizado somente online através do endereço eletrônico www.ufrb.edu.br/prosel/.

São 190 vagas distribuídas em dois centros, CFP e CETENS para os cursos de educação com campo: Licenciaturas com a habilitação em matemática, com habilitação em ciências da natureza, habilitação em ciências agrarias e tecnólogo em alimentos .

Aplicação da prova será dia 28 de agosto, digital, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA da UFRB), terá início às 13 hora e terá duração de 5 horas. O resultado da 1° chamada será divulgado em www.ufrb.edu.br/prosel. no dia 10 de setembro e a pré-matrícula acontecem dia 17 a 21 de setembro.

Baixe o edital


Próxima página »

Quem somos Receitas tradicionais Fotos da comunidade Festas locais
Receba Novidades Via
email Email rss Rss
DoDesign-s Design & Marketing

Acessar