26/04/2013
A Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos realizou no último dia 02 de março Assembleia Geral para eleição e Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para os próximos o2 anos. O jovem Valdir Souza da Conceição, 25 anos, foi eleito presidente com maioria absoluta dos votos dos sócios e sócias da entidade. Valdir é apicultor, já foi tesoureiro e conselheiro fiscal da ASCORTAPA, além disso, já coordenou o projeto Jovens Apicultores e o Grupo de Teatro Improvisart. A eleição de Valdir é fruto da credibilidade que a comunidade tem na juventude, pois já é o terceiro jovem a dirigir a entidade. Valdir substitui a jovem Izabel que dirigiu a ASCORTAPA por 02 anos. O novo presidente está otimista e diz ter muitos planos para a entidade. “Vamos juntos com toda a Diretoria e Conselho Fiscal dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos por Ozeias e Izabel que já dirigiram a associação†diz Valdir na sua posse. O novo presidente tem como metas principais: concluir a construção da Unidade de Beneficiamento de Mel, estruturar o Projeto 7 Damas e implantar projetos voltados para a infância e juventude.
NOVA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL
Presidente: Valdir Souza da Conceição
Vice-presidente: Manoel de Brito Filho
1ª Secretária: Divanete Pereira de Sousa
2ª Secretária: Dalva Silva Santos
1º Tesoureiro: Odair José Almeida de Brito
2º Tesoureiro :Robertino de Novaes Moreira
Conselho Fiscal :
Adelson Sena de Almeida
Euzébio Souza da Conceição
Antonio Cosme Almeida de Brito
Antonio Osvaldo Sena Queiroz
Rosângela Borges da Costa
Maria Nilza da Silva Brito
11/10/2011
No dia 07/09/2011 aconteceu na cidade de Antonio Cardoso a I Conferência de PolÃtica Publica para Mulher mobilizada pelo MOC – Movimento de Organização Comunitária e realizada pela a Secretaria de Ação Social em parceria com o STR, Ascortapa e outros movimentos da cidade.
Como resultado de uma boa participação, a Ascortapa conseguiu uma vaga de delegada que será representada pela coodernadora do grupo produtivo 7 DAMAS Lusinete Meneses.
As etapas das conferência territorial acontecerão no dia 20/10 em Feira de Santana com os territórios portal do Sertão, Bacia do Jacuipe e Sisal.
Izabel Santos (Presidente da Ascortapa) fala da importância das mulheres, negras e rurais. “Estamos debatendo as polÃticas afirmativas para mulher, pois durante muito tempo fomos excluÃdas de vários processo de discussão”.
16/02/2011
Isabel é estudante de Pedagogia e iniciou sua trajetória no Movimento Popular em 2006, quando, ainda sem muita experiência e segurança (palavras dela), aceitou assumir a coordenação do Grupo 7 Damas. A partir daÃ, começou a ocupar outros espaços de discussões e decisão de diferentes polÃticas públicas. Segundo Isabel, em sua trajetória de militância social, o Movimento de Jovens de Antonio Cardoso – MOJAC contribuiu bastante para a sua formação em diferentes áreas, o que foi a porta de entrada para a sua vida profissional.
Atualmente, Isabel faz parte da Equipe do Movimento de Organização Comunitária – MOC, onde desenvolve ações voltadas para o programa de Juventude. A nova presidenta da ASCORTAPA diz que nunca esqueceu seu maior objetivo na comunidade que era presidir a Ascortapa, seu berço de formação polÃtica. Isabel diz que se orgulha de ser filha de agricultores e da comunidade de Paus Altos e hoje seu orgulho se multiplica por ser Presidente e poder contribuir para a transformação da comunidade.
28/12/2010
No dia 11 de dezembro de 2010, os sócios da Ascortapa se reuniram em Assembléia Geral para eleger sua nova Diretoria e Conselho Fiscal para os próximos 02 anos. A comunidade de Paus Altos mais uma vez dá prova de sua organização e democracia. O processo eleitoral se deu por chapa única formada por consenso entre os sócios aptos a candidatar-se. Dos 53 sócios aptos a participarem do pleito, 47 compareceram para exercer seu direito ao voto. A chapa foi eleita com a aprovação de 45 votos, contra 02 abstenções, a votação se deu de forma direta e secreta na Assembléia Geral convocada para tal finalidade, conforme reza o Estatuto Social. A Ascortapa já passou por quatro processos eleitorais, e em nenhum deles houve disputas de chapas, a comunidade sempre soube usar o bom senso e a democracia para formar chapa única e evitar disputas desnecessárias, essa união e harmonia que caracteriza os processos eleitorais da Ascortapa é fruto da relação de confiança e solidariedade que a comunidade construiu ao longo da caminhada. A ASCORTAPA nos próximo 02 anos será presidida pela ex- coordenadora do Grupo 7 Damas, a jovem Isabel de Almeida Santos. A nova presidenta da Ascortapa será empossada na próxima Assembléia Geral do dia 08 de janeiro de 2011. Para a Ascortapa é um avanço muito grande ter uma mulher na presidência, pois a comunidade há muito tempo convivia com o preconceito contra a figura feminina, a eleição de Isabel é um sinal que essas questões estão sendo superadas pela comunidade. A presidenta contará com uma Diretoria de pessoas bastante comprometidas com os trabalhos da comunidade e já com certa experiência adquiridas em gestões anteriores na Diretoria da Ascortapa e em alguns conselhos municipais. Na mesma assembléia de eleição a Ascortapa criou uma Assessoria Técnica–Administrativa com a finalidade de acompanhar e orientar a Diretoria e assessorar os Grupos de Produção no desenvolvimento de suas atividades, para o cargo foi indicado o nome do então presidente Ozeias de Almeida Santos, o qual foi aprovado por unanimidade entre os presentes.
Confira a composição completa da Chapa eleita: Clique para ler o texto completo »
3/12/2010
A Diretoria da Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos resolve adiar a festa em comemoração pelo 8º ano de aniversário da mesma. A decisão foi tomada devido ao agravamento do estado de saúde da irmã de dois membros da Diretoria da ASCORTAPA. A irmã de Manoel Brito (Reizinho) e Odair José (Dida) estava internada já há alguns dias, no entanto, recebemos hoje a triste noticia do seu falecimento. Maria das Dores conhecida na comunidade como “Dôdore†é filha da parteira e rezadeira Dona Diú, a comunidade se solidariza com a famÃlia. Sendo a ASCORTAPA uma grande famÃlia da comunidade de PAUS ALTOS, a Diretoria decide adiar a comemoração para outro momento oportuno, onde todos possam comemorar com alegria e tranqüilidade esse momento de conquistas.
Desde já agradecemos a compreensão de todos.
Antonio Cardoso, 03 de dezembro de 2010.
Ozeias de Almeida Santos
Presidente da ASCORTAPA